Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Processo do mensalão: Farsa informativa ou pugilato intestino?!


Uma questão de ordem, envolvendo o processo do mensalão, que seria levada ao plenário da turma das togas pelo Ministro Joaquim Barbosa, soa como farsa.

A questão de ordem, segundo divulgado, teria relação com as formalidades do julgamento, como, por exemplo, tempo para sustentação oral.

Na pauta divulgada para ontem, com cinco processos, aquela questão de ordem figurava como segundo assunto a ser apreciado pelos “superiores jurídicos”.

Ocorre que nenhum deles foi apreciado; a dona Ministra Carmen Lúcia trouxe ao plenário um processo que se iniciara lá pelos anos 80, envolvendo títulos de propriedade em áreas indígenas na Bahia.

Todos os Ministros, à exceção do Marco Aurélio, após discutirem com “a profundidade e o conhecimento de causa”, que tanto gostam de demonstrar nas sessões, acompanharam a posição da Ministra e o referido processo tomou conta de toda a sessão.

Daí as conclusões:
- nos “converscotes” da Corte, o assunto já tinha sido previamente tratado (ninguém leva para o plenário processo de surpresa), tanto que todos os Ministros se posicionaram sobre a questão dos títulos, tecendo lá os seus eruditos conhecimentos, à exceção do Toffoli que se declarou impedido, do viajante para terras suíças (revisor do mensalão) e do Gilmar Mendes, também ausente.
- a turma das togas também já tinha conhecimento prévio, não de alguns dias atrás, mas de mais alguns, do convite dos suíços para o revisor do mensalão; não se convida hoje, para se embarcar amanhã.

Daí que as notícias, de que seria julgada uma questão de ordem envolvendo o processo da quadrilha, não passaram de pura farsa informativa, ou até, quem sabe, desconhecido pugilato intestino nas entranhas da Corte.

O que pho ... a paciência é que a turma das togas está transparecendo um profundo afinamento com a turma do ali babá, sendo a condenação da turba, seguida de uma prescrição para o crime de formação de quadrilha, com possíveis reflexos nos demais, talvez uma boa saída para o baile das saias, evitando-se a conseqüência de novos processos e novas cobranças.

Espero estar enganado, porque aí a vaca vai mesmo para o brejo, e haja fossa para receber e esconder tanta ..... – aqui vale qualquer complemento.

2 comentários:

  1. OLÁ JABA.

    SE AS REDES SOCIAIS (NET) NÃO SE MOBILIZAREM, VAI CPI, MENSALÃO E AFINS, TUDO PRA CASA DO CARÁIO.

    ABS DO BETO.

    ResponderExcluir
  2. Olá Beto,
    Com toda certeza!
    Vamos trabalhar para que isso não aconteça.
    Abs.,

    ResponderExcluir